terça-feira, 16 de janeiro de 2018

ARSEP RN



Com a implantação do Programa Nacional de Desestatização, diversas atividades exercidas diretamente pelo Estado passaram a ser executadas também pela iniciativa privada, dessa forma o Estado passou de prestador de serviços, para fiscalizador dessa prestação. Essa transição estabeleceu para a administração pública a necessidade de criar órgãos específicos que desempenhassem essa função. Foi assim que, na década de 90, surgiram as primeiras agências reguladoras no Brasil, entre as instituições oriundas desse novo arranjo institucional está a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte – ARSEP.
     Criada em 1999 , a ARSEP tem como objetivo promover e zelar pela eficiência econômica e técnica dos serviços públicos; - proteger o usuário contra abusos; - fornecer subsídios aos processos de reajustes, revisão e definição de tarifas para os serviços, regular e fiscalizar a atuação dos prestadores de serviços públicos no Estado do Rio Grande do Norte.
    A Agência Reguladora funciona como uma autarquia especial do Governo do Estado, sua estrutura organizacional é formada atualmente por uma diretoria colegiada composta por um Diretor-Presidente e dois Diretores Autárquicos, por seis coordenadorias técnico-administrativas e por uma unidade administrativa e financeira. Atualmente, por lei, a Diretoria é indicada pelo Chefe do Executivo Estadual e sabatinada pela Assembleia Legislativa.
   Atualmente a ARSEP desempenha as seguintes atividades: fiscalização e regulação da Companhia Potiguar de Gás – POTIGÁS, no que se refere a definição das tarifas, fiscalização do parque gerador do Estado, no que se refere aos parques eólicos e usinas termoelétricas, fiscalização e regulação da prestação de serviços de Saneamento Básico, além de contar com uma ouvidoria para os consumidores de energia elétrica do Estado. 
FONTE – SITE GOVERNO RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
UM POVO LIVRE TEM SEUS PASSOS VOLTADOS PARA TODAS AS DIREÇÕES E CAMINHA COM SEGURANÇA E TRANQUILIDADE. ESTE O 46º BLOG DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS